Pesquisa aponta Toyota como a marca mais querida no pós-venda em 2018
26.07.2018
Prêmio J.D. Power anuncia Toyota como líder do ranking de satisfação com serviços de pós-venda. A pesquisa chega à quarta edição no Brasil em 2018.

Primeira colocada nas duas primeiras edições do estudo, a marca japonesa reconquistou a liderança alcançando 841 pontos este ano, seguida pela Honda (836) e pela Hyundai-Caoa (829 pontos).

Esta é a lista das 10 fabricantes mais bem avaliadas em 2018:
1. Toyota (841 pontos)
2. Honda (836 pontos)
3. Hyundai-Caoa (829 pontos)
4. Ford e Hyundai Brasil (816 pontos)
5. Chevrolet (810 pontos)
6. Volkswagen (806 pontos)
7. Mitsubishi (804 pontos)
8. Fiat (801 pontos)
9. Nissan (795 pontos)
10. Citroën (794 pontos)

Em 2018, o estudo é baseado nas avaliações de 4.887 proprietários de veículos entrevistados pela consultoria de fevereiro a maio. "É o maior resultado dos últimos quatro anos, em 2018 a Toyota veio muito forte. Ela e a Honda cresceram mais que a média geral de avaliação das marcas generalistas, que teve 810 pontos, contra 791 em 2017", destaca Fabio Braga, diretor de operações da J.D. Power do Brasil.

Em ordem de importância, os cinco fatores avaliados na pesquisa são início do serviço (25%), qualidade do serviço (23%), consultor técnico (19%), instalações da concessionária (18%) e retirada do veículo (15%). Quanto maior o percentual, maior também é a importância atribuída a cada item no levantamento.

Marcas premium Pela primeira vez, o estudo da J.D. Power, chamado pela consultoria de CSI (Costumer Index Study) apresenta uma lista exclusiva de marcas de luxo, as "premium". Nesse ranking inédito, os três primeiros lugares foram garantidos por marcas alemãs: Mercedes-Benz, Audi e BMW.

Esta é a lista das fabricantes "premium" mais bem avaliadas em 2018: 1. Mercedes-Benz (849 pontos)
2. Audi (844 pontos)
3. BMW (828 pontos)
4. Land Rover (810 pontos)

Fonte: https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/07/26/toyota-e-a-marca-mais-querida-com-servicos-de-pos-venda-diz-pesquisa.htm