SETOR AUTOMOTIVO DISPARA COM AS VENDAS DO INÍCIO DO ANO
07.02.2018
Números divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos de Automotores (Anfavea) confirmaram a tendência do crescimento do setor automobilístico no início de 2018. Os licenciamentos de autoveículos, que incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, atingiram 181,3 mil unidades, alta de 23,1% na comparação com o mesmo mês de 2017 (147 mil veículos), o melhor resultado para janeiro desde 2015.
A produção, na mesma comparação, foi ainda melhor, com alta de 24,6%, ou 216,8 unidades emplacadas. Na comparação com dezembro, mês tradicionalmente de maior movimento nas vendas, houve queda nos licenciamentos de 14,7%, mas crescimento de 1,5% na produção. “Estamos ainda abaixo da média, mas pelo menos o número de vendas é crescente, mostrando que a recuperação que tivemos no ano passado deve continuar neste ano”, afirmou o presidente da Anfavea, Antonio Megale, lembrando que a o volume produzido em janeiro já equivale à média mensal dos últimos 10 anos.
A melhor notícia ficou por conta das exportações, que continuaram em franca recuperação no primeiro mês de 2018. Pelos números da Anfavea, em janeiro foram exportados pelas montadoras brasileiras 47 mil autoveículos, ou 23,6% acima do resultado registrado no mesmo mês do ano passado. Trata-se do melhor mês de janeiro da indústria automobilística. Em valores e somando as exportações de máquinas agrícolas, o resultado foi de US$ 1.030 bilhão, recorde do setor.